Guia de Lives: Dicas de áudio e vídeo

Cuidados fundamentais para transmissões na sala, no quarto ou no jardim

DJ Kalfani nas picapes ao vivo

Transmissões ao vivo de seu quarto, sala, jardim ou qualquer
outro móvel da sua casa são uma ótima estratégia para manter a proximidade com seu público durante a quarentena.
No entanto cuidado com áudio e vídeo faz toda a diferença.
Neste capítulo de nosso Guia de Lives aqui no blog da ONEprm, vamos apresentar questões técnicas fundamentais de audio
e video para que você possa fazer uma live de boa qualidade,
para qualquer bolso ou situação. 

 

VÍDEO

Hoje em dia todos os celulares mais modernos vêm com boas câmeras. Ainda assim, alguns cuidados como iluminação, posicionamento e enquadramento são fundamentais para que sua transmissão tenha boa qualidade e seus fãs não desistem de assistir seu conteúdo e troquem sua live por de outro artista.

  • Enquadramento: Posicione o celular de uma maneira em que a câmera esteja na altura do seu olho. Dessa forma terá um bom enquadramento seu e do seu instrumento. Ângulos de baixo para cima ou de cima para baixo costumam desfavorecer quem está sendo filmado.
  • Iluminação: Um ambiente uniformemente iluminado ajuda muito a resolução de sua transmissão. Ambientes escuros costumam deixar a imagem pixelada. Use a luz de teto do seu ambiente, e caso necessário, utilize um abajur frontal a você com uma distância de 2 a 3 metros.
  • Resolução: Além da iluminação adequada, a câmera traseira do celular possui uma melhor resolução. Se você tiver alguma pessoa com você no local de transmissão, opte por utilizar a câmera traseira. Seu assistente pode ajudar com a interação do público e enquadramento durante a transmissão.  
  • Vertical ou Horizontal? Não há regras rígidas sobre qual a direção para utilização da câmera do celular. Para transmissões de bate-papo, o celular na vertical pode ser tão ou mais efetivo que o horizontal, uma vez que direciona a atenção do público quase que exclusivamente para o corpo – e principalmente o rosto – do artista. 
Heloisa Rosa durante live para ONErpm Gospel

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Para apresentações musicais ou lives com duas pessoas no mesmo espaço ao mesmo tempo durante a transmissão, o formato horizontal é mais recomendado, uma vez que a câmera será capaz de enquadrar rosto, corpo e instrumentos. Use o bom senso. 

ÁUDIO

Posicionamento de microfone

A qualidade de captação de áudio pode ser boa para
um bate-papo diante da câmera, mas pode deixar um
pouco a desejar para artistas interessados em fazer lives
musicais ao vivo utilizando apenas o microfone do celular.
Veja abaixo algumas dicas gerais válidas para
todas as plataformas.

 

 

  • Busque um lugar silencioso para sua apresentação. DESATIVE em seu equipamento (celular ou computador) qualquer opção de redução de ruídos. As configurações automáticas de redução de ruído podem fazer com que seu áudio fique entrecortado ou com qualidade reduzida. Dê preferência a um som natural, num ambiente o mais silencioso possível.
  • Escolha um enquadramento em que o telefone celular fique a uma distância não muito grande de você. Assim, sua voz falada poderá ser ouvida com clareza e o som da sua música vai ficar mais alto do que os eventuais ruídos do ambiente (reverberações e sons externos).
  • Se houver possibilidade, utilize um microfone externo compatível com seu celular/computador. Há no mercado algumas opções deste tipo de equipamento, desde microfones que se conectam diretamente à saída de fones de ouvido até modelos mais caros que funcionam pela conexão USB. Se procura custo benefício, uma boa sugestão é investir num microfone de lapela barato e tentar posicioná-lo como microfone ambiente, mas há também microfones direcionais e conjuntos de microfones agrupados para captação estéreo. Estão disponíveis, também, em diversas faixas de preço.

Algumas sugestões:

-RØDE Videomic: https://amzn.to/2UBFlVi

-Lapela Boya: https://bit.ly/2JgH0KJ

-Lapela Sony: https://bit.ly/39qiZvb

-Zoom iQ5 (iOS): https://bit.ly/3dzHs4w

-iRig Cast: https://bit.ly/2Um93ic

  • Interfaces de som (‘placas de som’) externas e mixers externos estão disponíveis no mercado. Há modelos compatíveis, também, com smartphones. Antes de comprar, verifique a compatibilidade com seu aparelho e tente encontrar vídeos de pessoas utilizando esses equipamentos em situações parecidas com a que você tem em mente.

Algumas opções:

-Roland GO:MIXER: https://bit.ly/39jmrrK

-RØDE SC6-L (iOS): https://bit.ly/33ODctz

  • Extremamente importante: faça um teste para saber se a qualidade está suficientemente boa para que as pessoas consigam ouvir e ver sua apresentação com clareza e nitidez.

Aprenda mais:

Dicas para agendamento e promoção de lives

Roteiro e engajamento

Lives em tempos de quarentena

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar