O que acontece para um vídeo receber uma notificação no YouTube

Se o seu vídeo recebeu um block ou um flag ou se seu canal levou um strike, esse post é para você.

Primeiro vamos falar uma coisa muito importante: todo artista ou pessoa comum que cria uma obra tem direitos autorais sobre ela (seja música, poesia, quadros etc.) tem direitos de áudio, vídeo e propriedade intelectual. E, pela lei brasileira e internacional, esse direito independe de registro em algum órgão, ou seja, no momento em que o artista cria algo, seus direitos já estão garantidos. Nada mais do que justo.

Muitos artistas utilizam o YouTube para divulgar suas obras, afinal, o Youtube é uma plataforma de vídeo livre que utiliza o ContentID para proteger suas criações com direitos autorais, assim como sua rentabilização.

E o que é o ContentID?

Ele é um sistema automático próprio do YouTube que identifica as obras dos artistas e o grande responsável pelos Flags, Blocks e Strikes. O conceito do ContentID é simples: cada vídeo subido no YouTube e colocado para monetizar é comparado com um gigantesco banco de dados que, ao ser identificado como violação de Direito Autoral, o sistema automaticamente aplica o que o detentor do conteúdo definiu ao subir a obra na plataforma

As consequências podem ser:

  • Block: bloqueio, completo ou apenas em alguns territórios, do seu vídeo 
  • Flag: que nada mais é que um aviso que você está usando um conteúdo protegido ou que a renda oriunda de anúncios do seu vídeo será revertida para a conta do artista que criou a obra. 
  • Strike: que é quando o dono do conteúdo pede a remoção do vídeo e o canal todo leva um Strike. Com 03 Strikes o canal é bloqueado e deletado do YouTube, sem direito a backup.

Um ponto importante a dizer: não importa se o trecho identificado é de apenas alguns segundos, o ContentID não faz distinção em relação ao tempo total de conteúdo, buscando apenas as instâncias de violação. E, se você recebeu alguma notificação, temos esse post para te ajudar a entender o que aconteceu.

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar