O grande teste do TikTok

TikTok testa uso de som na Austrália

Visão geral

Em outubro do ano passado, encerramos e revisamos a controvérsia em torno dos meios do TikTok para obter música licenciada e o modelo de pagamento utilizado. A principal conclusão é que o TikTok está adquirindo músicas de gravadoras por meio de pagamentos únicos, em vez de compartilhar uma parte da receita que a música gera. Resumindo, o TikTok está pagando muito menos aos detentores dos direitos musicais, alegando que a música mainstream não é a razão do sucesso ou popularidade do TikTok.

Austrália testa a teoria

Na esperança de provar que a popularidade do TikTok não se deve à música mainstream e justificar ainda mais sua forma de pagamento às gravadoras, a plataforma está realizando um teste de um mês na Austrália para analisar como a música é acessada na plataforma. Os parâmetros do teste são os seguintes: remover o som licenciado das postagens dos criadores e acompanhar a mudança no engajamento e no impacto do usuário. Bastante direto, certo? Certo.

O único problema com o teste do TikTok é precisamente sua abordagem direta e honesta. Embora provavelmente houvesse vários testes mais elaborados e complicados que o TikTok poderia ter executado para fornecer uma resposta mais favorável, a simplicidade desse teste sugere um resultado igualmente simples. O engajamento permanecerá estável ou cairá após a remoção dos sons.

Os primeiros resultados sugerem fortemente a última opção, com muitos criadores de conteúdo australianos sendo forçados a testar uma mudança de plataforma que só levou a uma redução no engajamento. Em alguns casos, os criadores relataram que mais de 50% de seu catálogo anterior se tornou “inassistível”. Como resultado, muitos estão pensando em abandonar a plataforma completamente, com a edição australiana do The Guardian relatando que muitos criadores foram abordados por conteúdo semelhante em formato curto sobre acordos exclusivos.

Próximos passos

Independentemente de um resultado positivo ou negativo, o teste do TikTok na Austrália garante que mudanças estão por vir. Com as gravadoras aplicando pressão contínua, o TikTok logo será forçado a decidir sobre compartilhar a receita com os detentores dos direitos musicais, ou arriscar perder a maior parte de sua biblioteca de música licenciada.

 

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar