Manifesto ONErpm – Cyberbullying

#DigitalSupport

Por um Ambiente Digital Mais Empático e Solidário contra o Cyberbullying.

Nossos tempos têm sido marcados por avanços tecnológicos inimagináveis, permitindo-nos alcançar pessoas em todo o mundo de maneira instantânea. Com a expansão das redes sociais e da liberdade de expressão, algo alarmante aconteceu: muitos confundiram o direito à livre expressão com uma licença para disseminar o ódio e o digital shaming. Hoje, nós da empresa ONErpm, sentimos a necessidade de falar sobre isso, especialmente durante o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

É evidente que a liberdade de expressão é um pilar fundamental da sociedade, um direito que deve ser preservado e protegido a todo custo. No entanto, nos últimos anos, observamos uma tendência preocupante: a transformação desse direito em uma ferramenta destrutiva, prejudicando a saúde mental de inúmeras pessoas.

As redes sociais, que deveriam ser espaços de conexão, compartilhamento e apoio.

Mas tornaram-se palcos para uma forma nociva de comunicação: o digital shaming. Comentários maldosos, ataques pessoais e julgamentos cruéis têm se espalhado como uma epidemia virtual, afetando profundamente a autoestima, a saúde mental e o bem-estar de milhares.

O impacto disso é real. Jovens, adultos, celebridades, anônimos – ninguém está imune a esse fenômeno destrutivo. Muitos que foram alvo desse tipo de comportamento se sentem isolados e desamparados. A ONErpm acredita que podemos transformar o ambiente digital em um lugar mais empático, solidário e positivo. Não queremos apenas combater o digital shaming (cyberbullying); queremos promover o #DigitalSupport.

A partir deste Setembro Amarelo, convidamos todos a se juntarem a nós nessa missão. O #DigitalSupport é uma iniciativa que busca inundar as redes sociais com comentários positivos e mensagens de apoio para aqueles que estão sofrendo com comentários maldosos. Queremos criar uma cultura em que a empatia e a compaixão sejam os pilares da interação online.

Não estamos pedindo que você deixe de expressar suas opiniões ou críticas construtivas. Estamos pedindo que, ao fazê-lo, você o faça com respeito, empatia e consideração pelas consequências de suas palavras. Lembre-se de que, do outro lado da tela, há uma pessoa real, com sentimentos reais.

Juntos, podemos transformar o ciberespaço em um lugar onde todos se sintam seguros, apoiados e valorizados. Junte-se à ONErpm neste Setembro Amarelo para criar um mundo digital mais humano, onde o #DigitalSupport seja a norma.

Aqui estão 10 atitudes que as pessoas podem adotar para promover o #DigitalSupport e contribuir para um ambiente digital mais positivo e empático:
  1. Pratique a empatia: Coloque-se no lugar dos outros e entenda como suas palavras podem afetar alguém.
  2. Denuncie o ódio: Relate e denuncie conteúdos ofensivos ou ameaçadores nas redes sociais para ajudar a eliminar o digital shaming.
  3. Eduque-se: Aprenda sobre os impactos do cyberbullying para estar ciente dos danos que essas ações podem causar.
  4. Intervenha de Forma Construtiva: Se você testemunhar “Digital Shaming” ou comportamentos prejudiciais, intervenha de maneira construtiva, oferecendo apoio à vítima.
  5. Participe de Grupos de Apoio Online: Participe de grupos de apoio onde as pessoas podem compartilhar suas experiências e encontrar apoio.
  6. Pense antes de compartilhar: Verifique as informações antes de compartilhar, evite a disseminação de fake news que prejudique alguém.
  7. Converse offline: Se você tiver uma preocupação, procure abordar o assunto em particular, fora das redes sociais, para evitar constrangimentos.
  8. Promova a conscientização: Compartilhe mensagens sobre a importância do #DigitalSupport e participe de campanhas de prevenção ao cyberbullying.
  9. Apoie vítimas: Se você notar alguém sendo alvo, ofereça apoio, encorajando a pessoa a buscar ajuda, se necessário.
  10. Auto-avaliação: Reflita sobre suas interações online e como você pode contribuir para um ambiente digital mais saudável e compassivo.
Juntos, podemos nos ajudar sempre.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar