Quarentena e saúde mental: precisamos falar sobre isso

Confira algumas dicas para manter o seu equilíbrio mental nessa quarentena

O novo normal está sendo construído aos poucos e, com os efeitos da pandemia, percebemos que o dia-a-dia de todo mundo mudou ou ainda está mudando. A necessidade de ficarmos em casa fez que as interações presenciais diminuíssem e as formas de lazer se transformassem, além de possibilitar o consumo exacerbado de informações que, algumas vezes, não têm efeito saudável para a nossa mente.

A ONErpm entende que se manter em equilíbrio é importante para o funcionamento salutar do corpo e da mente. Como vivemos uma rotina agitada que agora, geralmente, exige bastante da nossa energia mental, temos indicado a busca por essa estabilidade mental e emocional em soluções criativas. E, tendo em vista esse contexto impreciso que estamos enfrentando, estão aparecendo muitos aplicativos que ajudam a organizar nossas ideias e fluidificar esse tempo que estamos tendo. 

Listamos aqui alguns:

  • 5′ Minutos, Eu Medito: É um aplicativo criado para lembrar você da hora certa de meditar. Programe seu horário e controle seu tempo de meditação.

  • StayFree: disponível para Android mostra quanto tempo você gasta com seu smartphone e seus aplicativos e, com ele, você pode definir limites de uso e receber alertas ao exceder esses limites.

  • Zero Willpower: disponível apenas para iOS, a ferramenta coloca temporizadores nos aplicativos mais usados no seu celular também.

  • Mindly: é o aplicativo ideal para você organizar e estruturar seus pensamentos, demandas de trabalho, hobbies, gerar insights, planejar apresentações e fazer anotações. 
  • Pomodoro Timer Lite: disponível gratuitamente, o aplicativo ajuda a gerenciar o seu tempo com cronometragens de 25 minutos e intervalos pequenos. Com uma boa avaliação no Google Play, ele não possui anúncios e é de fácil uso para personalização de perfis e tarefas.
  • Quality Time: o aplicativo, disponível apenas para Android, ajuda quem está procurando um “detox digital”. Através dele, é possível visualizar gráficos sobre o tempo gasto nas redes sociais e você pode predeterminar o período diário que pretende gastar em cada uma delas.

O desconhecido e o futuro estão além de nós e, se aprendermos a lidar com ele, podemos encontrar oportunidades de crescer e agradecer pelo que já somos e temos. Manter a saúde mental em dia ajuda a refletir sobre a interconectividade de todas as nossas ações e enxergar os pontos positivos das experiências que vivemos, independentemente de serem boas ou ruins.

A nossa sugestão hoje é que a melhor coisa que podemos fazer é permanecermos no presente e perceber que são as experiências que nos fortalecem física, mental, e emocionalmente durante períodos como este que estamos vivendo. Também são elas que nos mostram o nosso jeito de viver e ver a vida, assim como a nossa capacidade de aprender e se  desenvolver nesse mundo de um jeito saudável.

Canalizar emoções e experiências através de pensamentos positivos ajuda a ganhar maior confiança diante de desafios e adversidades. Assim, você será capaz de lidar melhor com as pressões e aproveitar o tempo livre com atividades prazerosas e estimulantes que não apenas ampliam nossa visão de mundo, mas também nos conectam a nós mesmos e nosso desejo de viver.

Selecionamos outros aplicativos e serviços que podem servir como bons recursos de suporte emocional e mental. Clique abaixo para ler mais e cuidar de si mesmos por aí.

  • Headspace: Este é um aplicativo focado na meditação, que oferece todos os tipos de exercícios de mindfulness guiados, classificados por qualquer número de necessidades. Se você está procurando uma prática curta de redução da ansiedade para começar o seu dia ou uma longa prática de gratidão enquanto tenta adormecer. Também está oferecendo um ano grátis de seu serviço premium agora para as pessoas afetadas pela pandemia.
  • Calma: o aplicativo Calma foi uma das primeiras opções nesse espaço e, embora tenha um modelo de assinatura após a sua semana gratuita inicial, também possui ótimas opções, como histórias de ninar que são atualizadas constantemente.
  • Talkspace: Às vezes, parece que nenhuma quantidade de autocuidado está fazendo o truque. É aí que entra um terapeuta. Se você está lutando isoladamente e não se sente à vontade para procurar alguém em sua vida, a Talkspace pode conectá-lo a um terapeuta clínico licenciado, treinado em técnicas para realmente ajudá-lo a enfrentar algumas das coisas que o estão arrastando para baixo e o ajudam a gerenciar seu tempo sozinhos, pois todos procuramos um pouco mais de conexão.
  • CVV: rede de apoio emocional e prevenção de suicídio ajudam pessoas que estão passando por dificuldades, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone nacional 188, e-mail e chat 24 horas todos os dias.
  • 180:  que deve ser utilizado para casos de violência contra a mulher acima de 18 anos e 100 no caso de menores de idade, idosos e outros vulneráveis. Os serviços funcionam 24 horas por dia, e as denúncias feitas por esses canais são encaminhadas para os órgãos competentes em cada caso, como delegacias da mulher, do idoso, regionais, Conselho Tutelar e Ministério Público.

 

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar