Guia de Lives: Roteiro e engajamento

Tendência

Acerte no som e no papo na hora da transmissão

Nesta seção do Guia de Lives durante o confinamento pelo blog da ONErpm, vamos apresentar alguns pontos importantes em torno de roteiro e técnicas de engajamento.

Roteiro:

Ainda que artistas possam ser algumas vezes ótimos comunicadores, ter uma clara idéia dos assuntos que você abordará durante a live vai lhe dar mais segurança, além de garantir que você aborde os temas importante sem se perder. 

Faça uma versão simplificada, com a lista dos assuntos e ordem em que elas precisam aparecer durante sua transmissão. Exemplo de roteiro simplificado.
  • 00-10 min – Start – Apresentação/Saudações
  • 10-15 min – Pedir para que enviem ideias para novos sons
  • 15-25 min – Dia a dia na quarentena
  • 25 – 30 min – Musica Ao Vivo
  • 30 – 35 -Agradecimento Marca Parceira
  • 35 – 40 min – Trecho nova musica
  • 40 – 50 min – Papo aberto/livre
  • 50 – 60 min – Musica
  • 55 min – Agradecimentos finais/Fim

Empatia acima de tudo

Em tempos de confinamento, é quase impossível não querer falar sobre o assunto com seus familiares e amigos mais próximos e não deveria ser diferente com seus fãs

Empatia em primeiro lugar

Uma boa maneira de começar a live é falando um pouco de você mesmo, de como está se adaptando à nova rotina. Alguns assuntos comuns a todos os artistas são cuidados com saúde e alimentação, com a voz, ensaios, produção e cursos

Você pode também perguntar aos seus seguidores e fãs o que eles estão fazendo eles mesmos para lidar com a situação e convidá-los a dividir suas histórias nos comentários. Além do Live With, que falaremos mais abaixo, você pode também utilizar a boa e velha chamada por telefone com viva voz para adicionar mais vivacidade a chamada. 

Valorize os super-fãs

Uma ótima técnica para manter sua audiência engajada é se referir aos participantes individualmente e na primeira pessoa. Caso reconheça o nome de super fãs, valorize a participação deles e mande saudações.. 

Você pode também pedir dicas para montar seu repertório previamente, por meio de stories ou fotos e legendas

Dê continuidade a assuntos que tenham começado em uma live anterior, crie expectativas, como por exemplo a promessa de lançamento de uma nova música ou a revelação de uma rima para um novo rap no qual você esteja trabalhando.

O momento é conveniente para reflexão e introspecção, o que pode favorecer artistas com esse perfil de músicas em seu repertório em alguns dias. No entanto, músicas que tenham o efeito de levantar a moral são muito bem-vindas e podem fazer a diferença para artistas de estilos mais acelerados. Sinta o clima do seu público antecipadamente e crie um repertório a contento.

Sinta o clima do seu público

Lives no Facebook, Twitter e YouTube permitem que você salve os vídeos e continue a promovendo o conteúdo para seus fãs. 

Convide parceiros

Você também pode combinar entrevistas com jornalistas, veículos ou influencers. Se você tem suporte de uma equipe de marketing, converse com sua assessoria de imprensa sobre o assunto.

Você pode fazer lives com participações especiais com ferramentas como a Live With no Instagram e a funcao semelhante do Twitter. Convide artistas com os quais você tem afinidade para interagir, fazer batalhas de rima ou reproduzir trechos ao vivo de participações especiais a capela. 

Lembre-se também de agradecer e engajar com parceiros de negócio como patrocinadores, marcas, casas de show e as pessoas que sempre lhe ajudaram a manter sua produção artística ativa. 

Aprenda mais:

Dicas para agendamento e promoção de lives

Dicas de áudio e vídeo para lives

Lives em tempos de quarentena

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar