Direitos Autorais – Os principais conceitos do Publishing:

Quais são as diferenças entre obra, fonograma, master e composição?

Antes de entrar de cabeça no mundo do Publishing, é super importante entender os termos e conceitos que regem esse universo. Tal conhecimento é essencial para que compositores maximizem ganhos, protejam obras e consigam navegar de forma segura no ecossistema musical.

O que é Publishing?

“O Publishing é como uma alquimia digital, transforma a criatividade em bens duradouros, garantindo que cada composição ressoe através das plataformas, gerando receita para os artistas”. Afirma Diego Maldonado, Global Head of Publishing na ONE Publishing.

Agora que você já sabe o que é o Publishing e a importância do setor na indústria da música, bora conhecer os principais conceitos da área? Ao final deste artigo, você vai saber quais são as diferenças entre master, fonograma, obra e composição.

Obra Musical vs. Fonograma (Master)

Qualquer composição com ou sem letra pode ser considerada uma obra musical. Já o fonograma (também chamado de master) representa as gravações nas quais as composições são incorporadas

Sempre que uma composição é gravada, cria-se uma nova gravação master ou fonograma. Isso significa que uma única composição pode ser incorporada em várias gravações

Ainda ficou confuso? Tomemos como exemplo a obra Lágrimas Vão e Vem, da compositora da ONE Publishing, Negabina. Essa obra foi gravada diversas vezes e tornou-se sucesso na voz de dois intérpretes: Wesley Safadão e Gica. Ou seja, nesses casos, a obra composta pela Negabina deu origem a outros fonogramas. Em 2020, Safadão gravou-a novamente, dessa vez em uma versão ao vivo com a participação de Dilsinho, gerando um terceiro fonograma. 

Em resumo, uma versão ao vivo ou de estúdio do compositor original ou um cover de outro artista são consideradas parte da mesma obra musical ou composição. Cada versão gera um fonograma diferente.

O Sonho de Ver Sua Obra Gravada por Outros Artistas.

É claro que para qualquer compositor(a), ver sua obra gravada por outros artistas é um sonho, né? Porém, para chegar até lá existe longo caminho.

No próximo artigo, no qual abordaremos as sociedades autorais, vamos te mostrar que não é!

Siga a @onepublishing no Instagram e continue desvendando o universo do Publishing.

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar