Entenda como funcionam os “Samples Gratuitos” e “Royalty Free”

Cuide da sua música, não a coloque em risco. Como seu parceiro de confiança, a ONErpm vem alertar sobre os cuidados que devem ser tomados no uso de Samples Gratuitos e Royalty Free

Algumas plataformas disponibilizam samples como “Gratuitos para Download” ou “Royalty Free”. Na maioria dos casos, eles costumam surgir por meio de vídeos no YouTube e na descrição do vídeo consta que o download é gratuito, mas isso não significa que o uso também seja e que não deva ser dado o crédito devido ao criador.

E por que é importante para o artista entender como isso funciona?

Além do risco de outros artistas utilizarem o mesmo sample e ocorrer alguma divergência de perfil, nome, música ou até mesmo reconhecimento do artista, a sua música ainda pode ser automaticamente derrubada a qualquer momento, já que há uma violação de direitos autorais de uso do beat pelo autor do mesmo não ter sido creditado.

Dicas para ter seu trabalho respaldado e devidamente ativo nas plataformas:

  • Sempre confirme com o criador do som se o uso está autorizado para comercialização. O sample/beat/loop pode ser de graça, mas ainda precisa ser autorizado pelo seu criador. Muitas vezes, a forma correta de creditá-lo se encontra no rodapé da descrição do som. Do contrário, ele pode derrubar sua música a qualquer momento.
  • Sempre dê o crédito ao(s) criador(es) dos sons utilizados. Mesmo que o sample/beat/loop seja de graça, os autores devem ser creditados. Do contrário, você pode estar violando direitos autorais por usar algo que não é seu para fazer dinheiro (monetização).
  • Evite ao máximo utilizar um sample/beat/loop gratuito sem alteração. Outros artistas podem usar o mesmo e causar conflitos de reconhecimento de áudio no YouTube (Content ID).
  • Leia os termos e condições do site antes de baixar um som.
  • Esses sites não garantem que os sons baixados sejam inteiramente gratuitos, e se algo acontecer no meio do trajeto, eles não vão se responsabilizar caso ocorra um conflito e sua música seja derrubada.
  • Uma música derrubada não volta às plataformas sem antes toda uma averiguação sobre ela e se tudo está dentro da lei.

Se precisar de ajuda para entender melhor sobre isso, a ONErpm está à disposição. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar