O que fazer quando a ONErpm pede a autorização autoral ou artística para aprovação de um álbum?

Tudo o que você precisa saber sobre autorização autoral e artística para a ONErpm

A ONErpm pediu autorização autoral ou artística para aprovar o seu álbum, e agora?
Não se preocupe! A gente esclarece tudo pra você.

Primeiro é importante lembrar que a ONErpm, como empresa idônea, respeita a Lei de Direitos Autorais que serve para assegurar aos artistas que seus direitos como compositores e intérpretes estão sendo protegidos. E a regra é a seguinte: todas as obras são protegidas pelos direitos autorais e seu uso depende, única e exclusivamente, da autorização do seu titular.

Quando você recebe um pedido de autorização autoral para uma determinada obra de seu álbum,  você precisa entrar em contato com o autor ou a editora da obra e solicitar autorização de regravação. Só assim o seu conteúdo poderá ser aprovado. Para agilizar o processo, quando for entrar em contato com a editora/autor, já envie os dados da regravação no momento do pedido da autorização. A princípio você vai precisar enviar os dados abaixo e caso a editora/autor precise de mais informações eles pedirão diretamente a você.

  • Nome da obra
  • Autores
  • ISRC da gravação
  • Nome do artista
  • Produtor fonográfico

Caso tenha sido solicitada uma autorização artística, aí você vai precisar entrar em contato com a gravadora do artista que está participando do seu álbum. O primeiro passo, nesse caso, é procurar saber a qual gravadora o artista pertence e então entrar em contato, informando que o mesmo fez uma participação especial ou é artista principal de seu álbum/faixa. Explique também que você está fazendo a distribuição digital através da ONErpm e que precisa da autorização artística para a participação especial/artista principal. Para agilizar o processo envie as informações abaixo e, se for necessária mais alguma informação, isso será solicitado para você no contato que estiver fazendo com a gravadora.

  • Nome da gravação (track/album)
  • ISRC
  • Autores da obra
  • Nome do artista que está fazendo participação especial ou é artista principal da sua faixa/álbum

Caso o artista que participa do seu álbum seja um artista independente, então essa autorização precisa ser concedida pelo próprio artista. Essa autorização de distribuição digital é um documento onde comprova que você, como músico/artista, detém o direito de enviar o álbum com esse artista cadastrado, em nossa plataforma, para distribuição nas lojas digitais. Esse documento deve ser concedido pelo artista em questão. Um texto digitado, onde o artista em questão, declara ter ciência, bem como se responsabiliza pela veracidade das informações concedidas, reconhecendo e assumindo total autonomia para autorizar a ONErpm a distribuir o conteúdo. O texto deve conter o nome dos artistas, título do álbum, UPC do álbum, além de estar datado e assinado. Digitalize-o e o envie em anexo na mensagem. 

Se ainda assim tiver qualquer dúvida, nosso suporte e time de Copyright estão à disposição para ajudar!

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar